terça-feira, 13 de março de 2012

Palavras eternas

Palavras eternas

 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.”Lucas 21:33
Com a globalização e o avanço da tecnologia de informação e comunicação (TICs) todos os segmentos da sociedade sofrem mudanças frequentes e impactam o nosso cotidiano. As informações são muitas e chegam rapidamente, sendo necessário que se faça uma seleção criteriosa para que as mesmas possam ser utilizadas com eficácia. Diante desta nova realidade, onde tudo é efêmero, sentimentos de ansiedade, insegurança, incerteza e competitividade angustiam o ser humano.
No livro de Isaías está escrito: A relva murcha, e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre. "Isaías 40:8
Reportei-me à passagem que está em João 8:1-11, que nos conta sobre a mulher que fora apanhada em adultério. Neste episódio Jesus escrevia com o dedo na terra.
“Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.” João 8:6
Ao ler este trecho da Bíblia alguns questionamentos podem ocorrer: Por que Jesus nunca se preocupou em escrever? O que será que Jesus escrevia na passagem referida acima?  
Dificilmente poderemos responder estas perguntas, mas sabemos que Deus se revelou pela sua palavra e os seus ensinamentos e ações foram registrados e perpetuam até os dias de hoje, nada mudou, se perdeu ou se apagou. Ao ler as Escrituras Sagradas temos um encontro pessoal com Deus, Jesus e o Espírito Santo e tudo se torna muito real, pois as palavras ganham vida.
 Martinho Lutero afirma que: A Bíblia está viva, ela fala comigo; tem pés, corre atrás de mim; tem mãos, me segura.” (Martinho Lutero).
Vejamos:

1-      Jesus é a Palavra Viva
Em Gênesis, na criação do mundo, Deus não estava sozinho. Ele estava acompanhado do Espírito Santo que se movia sobre a face da terra e de Jesus Cristo, a Palavra viva, através da qual tudo foi criado.
“No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: "Haja luz", e houve luz.” Gênesis 1:1-3

João, o discípulo amado de Jesus também escreveu inspirado pelo Espírito Santo de Deus:
 “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.” João 1:1-5         

2-      Jesus é Luz do mundo e a Palavra
Logo após a passagem da mulher que foi apanhada em adultério, Jesus faz a seguinte declaração:

"Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida". João 8:12
O apóstolo João continua escrevendo sobre Jesus e afirma que Jesus é a Verdadeira Luz que ilumina todos os homens e a Palavra pela qual o mundo foi criado.
           “Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens. Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu.” João 1:8-10
            3-      Jesus era poderoso em palavras
Jesus não precisou escrever nada, pois foi poderoso e eficaz em tudo que fez e falou à humanidade. Com sua palavra, ensinou, pregou sobre o arrependimento e o Reino de Deus, perdoou pecados, curou, devolveu a dignidade às pessoas, restaurou e transformou vidas e após a sua morte seus discípulos afirmaram que:

"Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo. Lucas 24:19.

4-      Jesus falava com autoridade e poder do Espírito Santo de Deus:
As palavras proferidas pelo Senhor Jesus continuam vivas até os dias de hoje abençoando,  orientando, confrontando e levando-nos a viver em novidade de vida. São palavras doces e também disciplinadoras, pois o Pai repreende e orienta o filho a quem ama. São palavras ditas com amor e verdade que atingem o fundo das nossas almas e que nos direcionam ao caminho correto.

“ Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12
“... As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. “João 6:63b
Jesus não precisou escrever absolutamente nada, pois ele sendo Deus, o nosso Criador, sabia que suas palavras permaneceriam eternamente!
Que possamos afirmar como Simão Pedro:
“ Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus". João 6:68-69

Deus abençoe a todos. No amor de Jesus Cristo, Jô

1


Nenhum comentário:

Postar um comentário